terça-feira, 14 de abril de 2009

Kendo

À primeira vista, o kendo parece ser muito físico e agressivo, com uma dinâmica de acção de ataque rápido e gritos bem altos. Contudo, é uma arte que coloca grande ênfase no desenvolvimento de um elevado nível de habilidade, na concentração, tempo, atenção, agilidade física, trabalho de pés, movimento do corpo e respeito inerente. O kendo deriva da antiga arte dos espadachins samurais japoneses. A armadura é usada para protecção e a espada é feita de 4 secções de bambu unidas para fazerem o que se conhece como shinai.

  • O conceito do kendo:

O texto a seguir é um extracto de todas as Federações de kendo de todo o Japão, destacando o verdadeiro conceito do kendo e o propósito da prática desta arte:
- Moldar a mente e o corpo;
- Cultivar um espírito vigoroso;
ATRAVÉS DE UM TREINO CORRECTO E RÍGIDO:
- Esforçar-se pelo melhoramento da arte do kendo;
- Estimar a cortesia humana e a honra;
- Associar-se a outros com sinceridade;
- Perseguir sempre o aperfeiçoamento de si próprio;
ASSIM, SERÁ CAPAZ DE:
- Amar o seu país e sociedade;
- Contribuir para o desenvolvimento da cultura;
- Promover a paz e prosperidade entre povos.

O kendo não deve ser visto como um desporto, mas como um estudo de uma vida.

  • Benefícios do kendo:

Os benefícios derivados da aprendizagem do kendo influenciam muitos aspectos da sua vida diária. Incluem:
- Velocidade e agilidade;
- Aptidão geral;
- Autodisciplina e uma atitude positiva;
- Precisão e timing;
- Auto-confiança;
- Auto-controlo;
- Camaradagem;
- Paz interior e calma.

  • Prática segura e etiqueta do dojo

É importante que não toque numa armadura de um praticante ou shinai (espada de bambu), bokken (espada de madeira) ou espada sem a permissão da pessoa.
É muito importante que não só respeite a sua roupa e equipamento mas também a dos seus colegas praticantes.
Trate sempre o seu shinai com respeito. Não o deixe em qualquer lugar quando estiver a ser dada instrução ou não o deixe no dojo sem respeito. Trate o seu shinai como uma espada – dado que é o que na realidade representa.
Nunca passe por cima de um shinai ou armadura de um praticante que tenham sido deixados no chão, seja no dojo, prontos para a prática, seja ao lado do dojo, em preparação.
Se a sua armadura se desatar ou se alguma peça de roupa escorregar e precisar de a apertar, ponha-se ao lado do dojo oposto ao kamikaza (conhecido como o shimoza). Ajoelhe-se (seiza) e, então reajuste a roupa e a armadura. Nunca, em circunstância alguma, ajuste, até ou reposicione a sua armadura ou roupa enquanto está de pé, pois isto é encarado como desrespeito e põe-no em risco de ataque numa situação real de batalha.

  • Segurança no dojo

· Quando entrar no dojo faça uma vénia (rei) ao kamikaza – a área designada como santuário ou que é considerada o ponto ao qual o respeito é devido.
· Deve sempre cumprimentar o instrutor (sensei) com uma vénia ou qualquer outra forma que seja considerada apropriada, mal ele ou ela entre no dojo ou dê instrução ou algum aviso.
· Seja sempre pontual e tente chegar sempre a tempo ao treino. Isto demonstra disciplina, respeito e dedicação.
· Tirar os sapatos quando entra no dojo não mostra só respeito pela área de treino como também é higiénico. Normalmente, os japoneses não usam sapatos no interior.
· Nunca fume, beba ou coma no dojo.
· Assegure-se de que está vestido devidamente e que a roupa (keikagi e hakama) está limpa e passada a ferro. Isto demonstra autodisciplina e respeito pela arte.
· Como sinal de respeito e de educação, passe sempre por detrás de um praticante que esteja a usar a armadura. Isto demonstra respeito e assegura segurança no dojo. Se, contudo, tiver de passar à frente de um praticante com a armadura, que esteja sentado, relaxe, faça uma pausa e uma ligeira vénia e estenda a mão enquanto passa.
· Se ouvir “yame”, deve parar imediatamente tudo o que está a fazer. “Yame” é a palavra japonesa para “pare” e esta regra aplica-se à prática geral, à básica e à competição.
· Durante todo o treino é posta uma grande ênfase nas maneiras (reigi) e no respeito. Tal como em qualquer desporto ou disciplina, existe sempre a possibilidade de um ferimento e, portanto, é muito importante que mantenha o autocontrolo e uma atitude de respeito para com todos no dojo.

Fonte: Livro "Manual Prático de Artes Marciais", Fay Goodman, Editorial Estampa, 1º edição Setembro 2000

Sei que tem um ar extenso, mas quem estiver interessado pelo país um pouco de informação sabe sempre bem. Eu li esses textos e acho interessante, assim como as outras artes marciais. Não desenvolvo porque não tive tempo para mais, e preocupo-me mais com a língua.

Sou nee... amanhã coloco umas palavras, ainda vou decidir sobre o quê ;D Matane.

Sem comentários: