sexta-feira, 13 de março de 2009

Japão - Geografia

O Japão, "Nippon" em japonês que significa "sol-nascente" daí o círculo vermelho centrado na bandeira sobre fundo branco, é um país formado por quatro ilhas: Honshu ( este por sua vez divide-se em Setentrional, Central, Ocidental), Hokkaido, Kyushu, Shikoku, e milhares de outras pequena ilhas, aproximadamente 3.000 ao longo do Anel de Fogo do Pacífico.

Trata-se de um arquipélago cujas paisagens montanhosas contrastam com as planícies densamente urbanizadas e industrializadas.


Já se assistiu a massivas destruições nas áreas costeiras devido aos vulcões ainda activos (cerca de 60) e a frequentes tremores de terra que por vezes originam tsunamis. O Japão situa-se numa intersecção de quatro placas, as ilhas foram erguidas do fundo do oceano Pacífico por movimentos da Terra. A actividade geotérmica em milhares de locais do país criou nascentes de água quentes naturais, o que permitiu criar exteriormente as "onsen" - nascentes quentes vulcânicas, onde é possível nos banharmos por motivos terapêuticos, religiosos ou apenas por prazer.
Nas áreas mais altas a temperatura é mais baixa, devido aos traços montanhosos do país, a agricultura só é aplicável em terras baixas costeiras, graças aos métodos agrícolas modernos é possível na pequena quantidade de terra cultivável produzir grandes colheitas de arroz, chá, batatas, frutas, colza e tabaco.


O arroz é um alimento bastante utilizado na culinária nipónica. No entanto, têm de importar cerca de metade dos alimentos que consomem.

Assiste-se a 5 estações e em todas ocorrem festivais ("matsuri"):

A Primavera (abrange os meses de Março-Abril-Maio) inicia-se com o florir das cerejeiras em flor, conhecidas como "sakura"...


... a Estação das Chuvas (meados de Junho a Julho) o seu começo marca o término das paisagens primaveris coloridas e o seu final descobre o sol por entre a densa cortina de chuvas rigorosas cumprimentando...


... o Verão (Julho-Agosto-Setembro), que abriga o calor que fomenta o crescimento do arroz e as idas à praia por quem celebra as suas férias escolares que acabam no...


... Outono (Outubro-Novembro) altura de se colher o arroz e mais tarde recolher-se da estação fria...


... o Inverno (Dezembro-Janeiro-Fevereiro) que provoca queda de neve em Hokkaido, Honshu Setentrional, com pouca frequência na costa leste, ao contrário de Kyushu que permanece seco e quente, tal como Okinawa.

O texto é elaborado por mim, mas retirei as informações dos seguintes livros:
"Guia American Express - Japão" (2001) edição portuguesa
&
"Enciclopédia de Povos e Países - Ásia II" (1999)


Mapa fonte/ Map source

Sem comentários: