sexta-feira, 27 de março de 2009

Sushi

Konbanwa



Daijoubo desuka? (tudo bem?)



Peço desculpa por ter estado afastada tanto tempo, mas o meu portátil morreu, voltei a usar o meu desktop (a lanha), que não lê nem tem caracteres japoneses, de modos que não vou poder fazer posts giros por um tempo indeterminado.

Hoje vou falar sobre o sushi, e quando puder falo sobre outro tema...

Até lá, relaxem e aproveitem este :)





O Sushi é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de convervação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi da forma em que é conhecido actualmente, tem cerca de cem (100) anos; inicialmente era vendido em barracas, como comida de rua (uma espécie de "fast-food").

O sushi tradicionalmente é feito com arroz temperado em molho de vinagre, açucar e sal, ao qual é combinado algum tipo de peixe, ou frutos do mar, vegetais, frutas, ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é servi-lo acompanhado de wasabi (depois falo disto) e shoyu (molho de soja).



Os vários tipos de sushi:



Makizushi (sushi enrolado). Um pedaço cilíndrico, formado com a ajuda de uma esteira enrolável de bambu, chamada de makisu ou sudare. O makizushi é normalmente embrulhado em nori, uma folha de alga-marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio.



Hosomaki (rolinhos finos). Um pedaço cilíndrico fino, com o nori na parte externa. O hosomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Eles são geralmente feitos com apenas um recheio, simplesmente porque não há espaço suficiente para mais de um.



Kappamaki. Hosomaki recheado apenas com pepino em tiras é um dos mais tradicionais sushis. Foi batizado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido.





Tekkamaki. Tendo como recheio o atum, é uma das variantes mais conhecidas de hosomaki.



Temaki (rolinhos de mão). Um pedaço grande em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, já que é muito estranho pegá-lo com palitinhos.





Gyakumaki (enrolado ao contrário). Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Gyakumaki diferencia-se dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeada por uma camada de nori, então uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. Tem como seu mais popular representante um sushi americano, o California Roll.



Oshizushi (sushi prensado). Um pedaço em forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako. O cozinheiro/a alinha o fundo do oshibako com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi, e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. O bloco é removido do molde e cortado em pedaços que cabem na boca.





Nigirizushi (sushi feito à mão). Pequenos pedaços ligeiramente similares ao sushi prensado ou sushi enrolado, mas feito sem a utilização de makisu ou oshibako. Montar um nigirizushi é surpreendentemente difícil de fazer da forma correta. A forma mais simples é um pequeno bloco de arroz de sushi com uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori.



Gunkanzushi (sushi navio de guerra). Também conhecido como "gunkanmaki" é um sushi pequeno, com uma forma relativamente oval, similar em tamanho e aparência ao hosomaki. Um punhado de arroz é embrulhado à mão em uma tira de nori, mas em vez do recheio ficar no centro, tem alguns ingredientes como; ovas de peixe, empilhadas no topo.




Inarizushi (sushi recheado). Um pequeno pacote ou bolsinha cheia de arroz de sushi e outros ingredientes. O pacote é confeccionado de tofu (bem) frito ( abura age), uma omelete fina ( fukusazushi), ou folhas de repolho (kanpyo).


Chirashizushi (sushi espalhado). Uma tigela de arroz de sushi com outros ingredientes misturados. Também conhecido como barazushi.

Edomae chirashizushi (sushi espalhado à moda Edo). Ingredientes crus arranjados de forma artística em cima do arroz na tigela.

Gomokuzushi (sushi no estilo Kansai). Ingredientes cozidos ou crus misturados no meio do arroz na tigela.


Narezushi é uma forma mais antiga de sushi. Um peixe é recheado com sal depois dos órgãos e escamas serem removidos. Estes peixes são colocados num barril de madeira mergulhados em sal e comprimidos com um tsukemonoishi pesado ou uma pedra específica. São fermentados por entre dez dias e um mês. Depois então, esses peixes serão colocados na água por entre 15 minutos e uma hora. Os peixes são então colocados num outro barril, encaixados e postos em camadas com arroz cozido no vapor e peixe resfriado. Então são novamente selados de forma parcial com otosibuta e uma pedra específica. Conforme os dias passarem, a água fermentada deve ser retirada. Seis meses depois, estes funazushi(s) podem ser comidos, podendo também durar mais de seis meses.


Fontes: Wikipédia...Desculpem por não ter pesquisado em outros sitios, mas adaptei para português de portugal...Espero que seja útil :)

Matane :)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Maid Cafe

Este café surgiu em 2000, em Akihabara. Fiquei a saber que tais estabelecimentos existiam através de um programa de gastronomia, era um episódio em Tóquio.

Conhecidos por Maid Cafe, Cosplay Restaurantes ou Meido Cafe.
As empregadas de mesa vestidas com cosplay, roupas que podemos ver em animes/manga, com fatos de 'criada' muito giros, tratam os clientes por 'Mestre' e na mesa há um sininho para tocarem quando precisarem que elas venham à mesa.
Têm jogos de vídeo, livros de manga, doces, no programa que vi naquele cafe tinham uma estante grande com prateleiras em forma de favos com muitos, muitos doces *baba*.
Em alguns cafes é possível tirar uma foto com uma empregada ou pedir-lhes para jogarem um jogo com o cliente, mas tem de se pagar, contudo pode haver uns em que isso não seja permitido nem a pagar.
Paga-se para jogar durante 30 minutos, não vou dizer o preço xD

Já existe este cafe noutras cidades do Japão como Shinjuku, Osaka, e na China e Ásia Oriental já podem encontrar um cafe destes, mas há gente que não conhece este tipo de conceitos e fica tudo escandalizado x.x

Tirei algumas informações daqui: http://www.japaneselifestyle.com.au/tokyo/maid_cafe.htm

Eis o texto que elaborei já a uns meses atrás e coloquei no meu blog pessoal.

Bai bai =^-^=

sábado, 14 de março de 2009

Japão - Geografia II

Carreguem na imagem para verem em tamanho XL xD
Tirei as informações de:

sexta-feira, 13 de março de 2009

Japão - Geografia

O Japão, "Nippon" em japonês que significa "sol-nascente" daí o círculo vermelho centrado na bandeira sobre fundo branco, é um país formado por quatro ilhas: Honshu ( este por sua vez divide-se em Setentrional, Central, Ocidental), Hokkaido, Kyushu, Shikoku, e milhares de outras pequena ilhas, aproximadamente 3.000 ao longo do Anel de Fogo do Pacífico.

Trata-se de um arquipélago cujas paisagens montanhosas contrastam com as planícies densamente urbanizadas e industrializadas.


Já se assistiu a massivas destruições nas áreas costeiras devido aos vulcões ainda activos (cerca de 60) e a frequentes tremores de terra que por vezes originam tsunamis. O Japão situa-se numa intersecção de quatro placas, as ilhas foram erguidas do fundo do oceano Pacífico por movimentos da Terra. A actividade geotérmica em milhares de locais do país criou nascentes de água quentes naturais, o que permitiu criar exteriormente as "onsen" - nascentes quentes vulcânicas, onde é possível nos banharmos por motivos terapêuticos, religiosos ou apenas por prazer.
Nas áreas mais altas a temperatura é mais baixa, devido aos traços montanhosos do país, a agricultura só é aplicável em terras baixas costeiras, graças aos métodos agrícolas modernos é possível na pequena quantidade de terra cultivável produzir grandes colheitas de arroz, chá, batatas, frutas, colza e tabaco.


O arroz é um alimento bastante utilizado na culinária nipónica. No entanto, têm de importar cerca de metade dos alimentos que consomem.

Assiste-se a 5 estações e em todas ocorrem festivais ("matsuri"):

A Primavera (abrange os meses de Março-Abril-Maio) inicia-se com o florir das cerejeiras em flor, conhecidas como "sakura"...


... a Estação das Chuvas (meados de Junho a Julho) o seu começo marca o término das paisagens primaveris coloridas e o seu final descobre o sol por entre a densa cortina de chuvas rigorosas cumprimentando...


... o Verão (Julho-Agosto-Setembro), que abriga o calor que fomenta o crescimento do arroz e as idas à praia por quem celebra as suas férias escolares que acabam no...


... Outono (Outubro-Novembro) altura de se colher o arroz e mais tarde recolher-se da estação fria...


... o Inverno (Dezembro-Janeiro-Fevereiro) que provoca queda de neve em Hokkaido, Honshu Setentrional, com pouca frequência na costa leste, ao contrário de Kyushu que permanece seco e quente, tal como Okinawa.

O texto é elaborado por mim, mas retirei as informações dos seguintes livros:
"Guia American Express - Japão" (2001) edição portuguesa
&
"Enciclopédia de Povos e Países - Ásia II" (1999)


Mapa fonte/ Map source